a palavra de Deus

"""""""""""""""""para parar a radio clique em parar""""""""""""

John Bunyan

John Bunyan

image John Bunyan nasceu na Inglaterra em 1628. Seus pais, apesar de viverem em extrema pobreza, conseguiram ensiná-lo a ler e a escrever. Viveu uma vida muito desregrada a princípio, a ponto de intitular-se “o principal dos pecadores”, e que era muito “bem sucedido até na impiedade”. Contudo casou-se com uma moça de família crente. Bunyan era funileiro, e muito pobre.
Sentia-se condenado às penas eternas e então passou a bus­car o Senhor. Orando e chorando, um dia ele clamou: “Ó Senhor, mostra-me, eu Te rogo, que me amas com amor eterno!”. Logo que clamou, voltaram a ele as palavras, como um eco: “Eu te amo com amor eterno!”. Segundo ele, naquela noite deitou-se para dormir em paz e, ao acordar, no dia seguinte, a mesma paz per­manecia em seu coração. E, segundo ele, o Senhor lhe assegurou: “Amei-te enquanto vivias no pecado, amei-te antes, amo-te depois e amar-te-ei por todo o sempre”.
Tendo-se aprofundado na experiência com o Senhor, passou a servi-Lo com abnegação. Passou então a se preocupar com a alma dos perdidos e a pregar. Falava com tal denodo e convicção que as pessoas mostravam-se comovidas e angustiadas no espírito ao perceberem o horror do seu pecado e a necessidade de aceitar a Jesus Cristo.
Então começou o ataque de Satanás. A princípio, atacando-o no seu íntimo, na sua mente, tentando-o a vangloriar-se sobre o fruto do seu ministério e cair na condenação do Diabo. Certa vez, um dos ouvintes disse-lhe que pregara uma ótima mensagem. A isso ele respondeu:”Não precisa dizer-me isso; o Diabo já cochichou a mesma coisa no meu ouvido agora há pouco”.
Depois, Satanás suscitou os ímpios para caluniá-lo e espalhar boatos em todo o país, a fim de induzi-lo a abandonar o seu ministério. Chamavam-no de feiticeiro, jesuíta, que tinha duas esposas e que os seus filhos eram ilegítimos.
Ainda mais, denunciaram-no por não observar os regulamen­tos dos cultos da igreja oficial (Anglicana). As autoridades civis o sentenciaram à prisão perpétua, recusando terminantemente a revogação da sentença, apesar de todos os esforços de seus amigos e dos rogos de sua esposa tinha de ficar preso até se comprometer a não mais pregar. A isso, ele replicava: “Se eu sair hoje da prisão, pregarei amanhã, com o auxílio de Deus”.
Passou mais de doze anos encarcerado na prisão de Bedford.
Depois de liberto, pregou em Bedford, em Londres e em muitas outras cidades. Continuou o seu ministério fielmente até a idade de sessenta anos, quando foi atacado de febre e faleceu, em 1688.
Sua vida tem semelhanças com a de Paulo. Como este, pregava com tal intrepidez que incorreu na ira da religião or­ganizada da época. Também como Paulo, a intriga da religião o entregou nas mãos do poder secular para ser encarcerado. E ainda, também como o apóstolo, escreveu na prisão. É muito co­nhecido pela sua obra: “O Peregrino”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário